CASAMENTO SEM EXCESSOS

36f7affaeaeab7c511a0a3eafb0ca9f2Casar é sempre um sonho a ser realizado pelos casais apaixonados. Mas para que esse sonho do casamento não se torne um pesadelo é necessário que os noivos elaborem um bom planejamento e informem-se o máximo possível sobre a organização desse evento. Aqui no blog procuro sempre abordar assuntos que sejam práticos e que possam auxiliar os noivos na organização do casamento, por isso o tema de hoje é sobre a quantidade média necessária de bebida, doces, garçons, bolo e bem casados. Preparados? Papel e caneta na mão! rsrsrs

 

Bebidas:

1d8cd5a339482fee6f0c784b2d6d4488O quesito bebidas é sempre uma polêmica nos casamentos, tem casal que quer economizar e limita a quantidade e o tipo de bebida e tem outros que não querem que falte nada e disponibilizam para seus convidados uma imensa variedade e quantidade. Para variar o que faz a diferença é o valor que os noivos pretendem gastar. Se a verba estiver apertada o ideal é limitar três ou quatro tipos de bebidas alcoólicas : espumante, cerveja, vinho e uísque. Dessas opções ainda é possível fazer restrições como o uísque que pode ser servido somente no coquetel de entrada, o espumante somente para o brinde, o vinho apenas se algum convidado solicitar e a cerveja  pode ser liberada a noite toda (é uma bebida que agrada quase todos os convidados e tem o custo baixo). Lógico que essas dicas não são imposições e nem regras, é necessário avaliar qual é o perfil dos convidados. Se os convidados e os noivos sempre foram de beber e gostam de uma boa festa o ideal é o casal cortar algum outro gasto supérfluo do casamento e investir nas bebidas, nesse caso é possível liberar espumante, cerveja e uísque a noite toda. Em contrapartida se o público convidado não tiver o costume de beber demais vale seguir a dica que dei acima sobre as limitações , com  essa opção os convidados também ficarão bem servidos.

Quanto às bebidas não alcoólicas o básico que precisa ser servido é água mineral com e sem gás, refrigerante (dois sabores) e suco natural (um ou dois sabores). Veja abaixo a MÉDIA de quantidade de bebidas por pessoa:

Água sem gás: 1 garrafa para cada 03 pessoas
Água com gás: 1 garrafa para cada 8 pessoas
Cerveja: 4 latinhas ou 4 long-necks por pessoa
Coquetel de boas-vindas (uísque ou drinks) : 1 por pessoa
Refrigerante: 1 litro para cada 3 pessoas | Suco: 1 litro para cada 5 pessoas
Vinho: 1 garrafa para cada 4 pessoas
Espumante: 1 garrafa para cada 2 pessoas
Whisky: 1 garrafa para cada 15 pessoa

 Docinhos

1464635_575935539128689_1747291842_n
André Vanzin Photography

A mesa de doces é outro assunto importantíssimo de ser abordado. Já fui em alguns casamentos onde os docinhos simplesmente acabaram em questão de minutos. Particularmente não acho simpático que os doces terminem tão cedo. O ideal é que a mesa de doces fique disponível durante toda a festa e não somente por 15 minutos. Portanto é preciso investir nas quantidades certas para não ter erro. É evidente que algumas variedades de doces acabam primeiro que outras (principalmente os doces clássicos como os brigadeiros), porém o que não pode é a mesa toda ficar vazia.  Outra dica importante é investir nos sabores, quanto mais clássicos melhor será o investimento. Sabores muito diferentes nem sempre agradam os convidados e nenhuma noiva quer ver seus docinhos sobrando nas mesas por reprovação dos convidados, não é? Vamos as quantidades então:

Docinhos: 6 unidades por pessoa se houver bolo e 8 unidades por pessoa se não houver.
Bem Casados: 1 unidade por pessoa se for entregue como lembrancinha e 3 unidades por pessoa se forem servidos na mesa de doces.

Bolo

1454629_575937135795196_2139269280_n
André Vanzin Photography

 

O bolo de casamento deve ter uma aparência bonita e logicamente ser saboroso tanto quanto sua aparência. Bolo lindo perde o encanto se o sabor for ruim.  A dica sobre é bolo é bem simples: se a verba ficar apertada os noivos podem investir em um bolo falso somente para o brinde, essa opção é melhor do que investir pouco no bolo e a qualidade ser ruim. Para quem vai fazer o bolo tradicional de casamento a quantidade é a seguinte:

Bolo: 1kg para cada 10 pessoas.

 

 Garçons

8cc23b1aa9d026b9eb3a7a9f80d6e5e3A quantidade de garçons varia muito de acordo com o serviço de alimentação a ser servido (buffet ou à inglesa). Quando o serviço for buffet, a quantidade de garçom reduz drasticamente porque a função deles fica apenas para reposição dos alimentos e serviço de bebidas. Já no serviço à inglesa o ideal é que tenha no mínimo um garçom para cada mesa de convidados. Abaixo deixei as duas opções para que os noivos possam ter uma média:

Garçons: 1 para cada 20 convidados (serviço buffet).
Garçons: 1 para cada 08 convidados (serviço inglesa).

 

Essas quantidades que eu trouxe são médias, é um parâmetro que vai auxiliar os noivos nas decisões sobre serviços, bebidas e doces. Cada casal e convidados têm suas particularidades que devem ser levadas em consideração na hora de definir as quantidades exatas para a festa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *