Comemoração intimista pode ser perfeita para celebrar o casamento civil

Casamento

Confira como a comemoração intimista pode ser perfeita para celebrar o casamento civil ao proporcionar um clima de proximidade e aconchego para os noivos e seus convidados.

 

 

O casamento civil é a formalização legal através de um contrato entre duas pessoas que tenham o objetivo de constituir uma família.

 

A cerimônia formal acontece na sede do cartório ou em um local previamente escolhido pelo Juiz de Paz, na presença de, pelo menos, duas testemunhas. As testemunhas não necessariamente precisam ser um casal – homem e mulher (ex.: tio e irmão, tia e prima).

 

Para casar no civil é preciso que os noivos providenciem os documentos solicitados e, ainda, sejam maiores de 18 anos.

 

Estão impedidos de casar parentes em linha reta (ex.: pai e filha, avô e neta), afins em linha reta (ex.: sogro e nora, genro e sogra), entre outros casos específicos. O casamento entre irmãos unilaterais ou bilaterais até o terceiro grau (ex.: tio e sobrinha) constitui-se em incesto. Por sua vez, o casamento com pessoa casada de forma dolosa, isto é, de má-fé ou através de procedimento fraudulento constitui crime de bigamia, conforme o artigo 235 do Código Penal.

 

A lista de documentos necessários a cada um dos noivos compõe-se basicamente do documento de identidade original com foto (RG, CNH, passaporte, etc.), CPF original e certidão de nascimento original. Divorciados e viúvos devem levar estes documento e, ainda, a certidão de casamento original com averbação de divórcio ou com a anotação do óbito e a lista contendo nomes e idades dos filhos do casamento anterior, se houver. Recomenda-se, no entanto, que antes de providenciar estes documentos, os noivos consultem o cartório onde será realizado o casamento civil, pois alguns exigem documentos adicionais.

 

O casamento civil acontece por livre manifestação dos noivos que, após o “sim”, recebem a certidão de casamento. Agora, já na condição civil de “casados”, os noivos podem comemorar sua união com familiares e amigos mais próximos.

 

Casamento civil longe do cartório

O cartório, naturalmente, não é a opção mais acolhedora e uma das alternativas envolve a escolha de um local especial onde o Juiz de Paz poderá conduzir os trâmites legais. Sendo assim, a praia, o campo e até mesmo o jardim de casa são alternativas que atribuem um significado maior ao casamento civil, tornando a data especialmente marcante e festiva.

 

O evento em comemoração ao casamento civil costuma ser mais restrito se comparado à festa do casamento religioso. Ao comemorar o casamento civil, portanto, é comum investir em algo mais intimista e acolhedor e com um número reduzido de pessoas.

 

Fonte: Casare.

 

Ao optar por uma comemoração intimista e, desta forma, fazer um evento menor, o casal de noivos pode dar mais atenção aos convidados. O resultado, neste caso, é uma festa agradável, tendo como características principais a proximidade das pessoas e o acolhimento carinhoso dos noivos para com seus familiares e amigos.

 

Estilo e tema

Após a escolha do local, os noivos devem escolher um estilo de decoração para o casamento civil que, não necessariamente, precisa ser o mesmo do casamento religioso. O casamento civil permite mais liberdade e menos formalismos nas escolhas, e é possível “brincar” com os elementos da decoração a fim de compor um clima descontraído para receber os convidados.

 

Além do estilo, os noivos também podem escolher um tema que lhes permita compartilhar gostos particulares e, até mesmo, suas personalidades. Os noivos podem querer viver, por exemplo, um verdadeiro “conto de fadas” onde seus trajes e todos os itens do casamento civil irão, então, remeter a este tema. Circo, Star War, medieval, Disney, super-heróis, anos 60, Alice no País das Maravilhas, A Bela e a Fera são outras alternativas.

 

Ao escolher um tema, os noivos podem favorecer um envolvimento muito maior dos convidados com a comemoração do casamento civil. Para isto, basta convidá-los a entrar no clima com suas fantasias e acessórios. O que vale é a criatividade e a disposição em participar de uma festa, no mínimo, diferente!

 

 

Tema do Casamento: Circo.
Fonte: Daiene Calmon.

 

 

 

Tema do Casamento Star War.
Fonte: Casando sem Grana.

 

 

 

 

Tema do Casamento Medieval.
Fonte: Casamentos.

 

Tema do Casamento: Disney.

 

Tema do Casamento: Super Heróis.
Fonte: Electro Shadow.

 

Outro detalhe importante da festa intimista é a possibilidade de fazer “mimos”, customizar itens ou fazê-los de maneira artesanal. Os convidados se sentirão mais que especiais percebendo como tudo foi feito de maneira cuidadosa e com total atenção aos detalhes.

 

Na lista de itens que podem agradar facilmente os convidados estão as marcações dos lugares nas mesas com flores ou cartõezinhos delicados, docinhos lindos – e deliciosos! – , lembrancinhas feitas com capricho, plaquinhas e acessórios para tornar a festa mais divertida, fotos da família, entre outros.

 

Fonte: Lápis de Noiva.

 

 

Fonte: Lápis de Noiva.

 

 

 

Você já decidiu se o seu casamento civil terá uma comemoração intimista? Seus convidados, com certeza, vão adorar!

 

Para ajudar nos preparativos e organização do casamento, você pode criar um site de casamento e ter uma série de recursos gratuitos à sua disposição.

 

Automatização de confirmações de presença, interação com os convidados através de mensagens, checklist de tarefas e prazos, álbum de fotos, e muito mais. Tudo isso em um único lugar! Acesse Nós vamos casar e confira!

 

 

Fonte:

Casamento civil – 10 detalhes legais que você precisa saber antes do sim

Casamento Civil – Como casar no civil

Extra – Festas intimistas são tendência. Os convidados agradecem!

 

Fonte Imagens:

Casare – Ideias para um casamento intimista

Daiene Calmon – Casamento DIY | Wedding Trailer | Daiene e Mario

Casando sem Grana – Casamento real, econômico e nerd | Patricia e Wallison

Casamentos – Casamento medieval/casamento temático

Electro Shadow – It´s a geek world

Lápis de Noiva – Casamento intimista – Tiemi & Fernando

Lápis de Noiva – Casamento intimista e detalhista no Rio de Janeiro – Marília & Yasser


Compartilhe nas redes sociais
Nós Vamos Casar

Blog com dicas, entrevistas e inspirações para o seu grande dia.





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem CAPTCHA

*