COMO ORGANIZAR A LISTA DE CONVIDADOS

3b5b29062e1ec90e7fb3e47aec4b962dOrganizar a lista de convidados de um casamento aparentemente parece uma tarefa simples, não é? Na teoria é só anotar o nome de todos os convidados em um papel. Mas na prática, no momento da organização do casamento, os noivos vão precisar de mais informações do que somente o nome dos convidados e vão precisar selecionar muito bem os convidados de acordo com o orçamento do casamento. Portanto vale a pena reservar um tempo para fazer uma listinha com as informações completas de todas as pessoas que serão convidadas . Separei algumas dicas bem básicas e práticas que  irão auxiliar na organização da lista de convidados:

– Comece a sua lista pelas pessoas que são mais próximas, pessoas que participam da vida dos noivos. Depois que todas as pessoas próximas foram citadas na lista é hora de incluir os parentes mais distantes, os amigos da família e etc.

– Organize a sua lista em ordem alfabética, dessa forma será mais fácil consultar se esqueceu alguém.

76234ff15e0828b43e37f257bd083444– Os noivos precisam estar cientes do valor que pretendem gastar no casamento, não adianta fazer uma lista enorme de convidados se o orçamento para organizar o casamento está baixo. Quando tiver que cortar alguém dessa lista, deve-se optar pelos amigos da família mais distantes ou aquelas pessoas que você estava convidando apenas por “protocolo”.

– Em casamentos existe uma média de 10% a 20% de convidados faltantes (não irão no casamento). Os noivos podem levar em consideração essa média para aumentar SUAVEMENTE a lista de convidados.

– A lista ideal de convidados deve conter o nome completo do convidado e acompanhante, endereço, telefone e e-mail. Essa lista completa facilita muito na hora de enviar o save the date, no momento de agradecer os presentes e principalmente na entrega do convite. O telefone de contato facilita no momento das confirmações de presença também.

– Divida a lista em 03 partes, 1/3 é para a família da noiva, 1/3 para a família do noivo e a última parte para os amigos dos dois lados. Não é obrigatório que o noivo e a noiva tenham o mesmo número de convidados, vale uma negociação e o bom senso das duas partes para finalizar a lista.

6bcc269e2f1badd9499abd143b3f779e– Leve em consideração e RESPEITE a capacidade máxima da igreja e do local da recepção.

– Você não precisa convidar todos os seus colegas de trabalho, convide apenas os mais próximos, aquelas pessoas que você costuma ter um relacionamento fora do ambiente empresarial também.

Espero que essas dicas possam ajudar na elaboração da lista. Os noivos precisam ter consciência de que o casamento é um momento especial que requer a presença de pessoas que realmente façam parte da vida do casal. Não devem se preocupar com aquelas pessoas que eles não falam há anos nem com aqueles parentes que  nunca conheceram.

4 thoughts on “COMO ORGANIZAR A LISTA DE CONVIDADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *