Cronograma mês a mês para noivas

Casamento Planejamento

Fique por dentro do cronograma mês a mês para noivas e organize todas as etapas do seu casamento com perfeição!

 

Um casamento envolve um grande número de compromissos, itens a serem vistos e decisões a serem tomadas. Para ajudar nas tarefas a serem executadas listamos um cronograma mês a mês que irá ajudar a melhor organizar o seu casamento.

 

Use o cronograma mês a mês para noivas que elaboramos, conte com a ajuda de um site de casamento e tenha um casamento inesquecível!

 

wedding sun day

Fonte: Freepik – Stock-world-on.

 

12 meses de antecedência

 

Cerimônia

Defina como será a cerimônia do seu casamento. Será de dia ou à noite? Cidade, campo ou praia? Para muitos ou poucos convidados? Em uma estação quente ou fria?

 

Data do Casamento

Escolha a data do casamento. Lembre-se que o clima modifica a cada estação. Se você se sente mais confortável em temperaturas baixas, vale a pena investir no outono ou inverno. Do contrário, prefira as temperaturas mais quentes da primavera ou verão. Se o casamento for ao ar livre, evite meses naturalmente mais chuvosos.

 

Orçamento

Defina o orçamento atual disponível e o quanto pretende gastar. Leve em consideração a sua renda, do seu noivo e de terceiros (pais, por exemplo). Aproveite para elaborar uma poupança mensal para chegar ao valor pretendido e poder pagar todos os itens a serem realizados no casamento.

 

Assessoria

Um ano de antecedência é o prazo perfeito para contratar uma assessoria de casamento. Assim, as definições da maioria dos itens serão feitas e acompanhadas em conjunto e os resultados serão mais efetivos.

 

Beautiful bride posing against the backdrop of the ancient churc

Fonte: Freepik – Teksomolika.

 

10 – 11meses

 

Igreja

Defina a igreja e o local da festa e reserve a data. Lembre-se que muitos lugares, e até mesmo as igrejas, possuem agendas muito concorridas.

 

Fornecedores

Inicie a pesquisa por fornecedores – fotógrafos, músicos, iluminação, decoração, buffet, salão de beleza. Faça uma comparação inicial de orçamentos e descarte todos àqueles que, ao primeiro contato, demonstraram não atender as suas expectativas.

 

Buffet

Faça uma lista de possíveis fornecedores de buffet e invista nas degustações. Fique atento ao valor e, principalmente, à qualidade do que será servido. O jantar, com certeza, é um dos pontos altos do casamento. O buffet não precisa ter opções sofisticadas, mas os pratos devem ser obrigatoriamente deliciosos.

 

Enxoval

Compre os primeiros itens do enxoval. Aproveite este momento único em que você vai adquirindo os itens para a sua casa, curta cada aquisição e não tenha pressa. Há ainda muito tempo até o dia do casamento para você deixar a sua casa do jeitinho que você sempre sonhou.

 

Bridesmaids in red dresses help beautiful bride prepare for her

Fonte: Freepik – V. Ivash.

 

8 – 9 meses

 

Vestido

Pesquise vestidos de noiva. Veja revistas, sites especializados, visite diversas lojas e experimente diferentes modelos.

 

Lista de Convidados

Comece a elaborar a lista de convidados e tenha em mente um número aproximado a ser usado como base em alguns orçamentos, como tamanho do salão/aluguel de mesas, buffet, tamanho do bolo, quantidade de docinhos, entre outros. Para facilitar e tornar tudo mais prático, crie um site para casamento e coloque sua lista de convidados neste local. Assim, você controla melhor as confirmações de presença.

 

Lua de Mel

Inicie as pesquisas de destinos para a lua de mel. Considere a época do ano e o orçamento, e a partir daí, liste os lugares favoritos.

 

Serviços

Contrate os principais serviços para o casamento – fotografia, música, decoração. Fique atento aos itens do contrato como, por exemplo, o tempo que os profissionais ficarão disponíveis na cerimônia.

 

Padrinhos

Convide padrinhos e madrinhas, damas e pajens. Com 8 meses de antecedência, eles poderão se preparar para o casamento sem pressa.

 

NosVamosCasar_Cronograma_Buque

Fonte: Freepik – Freestockcenter.

 

6 – 7 meses

 

Vestido

Escolha o vestido e inicie os ajustes necessários. Defina como será o buquê e deixe-o encomendado.

 

Lua de Mel

Decida o destino da lua de mel e deixe tudo pronto para a viagem – agência, pagamentos, passaportes, vistos e vacinas (se necessários).

 

Saúde

Cuide da sua saúde. Alimente-se de forma mais saudável e faça exercício físico. Decida se irá ou não fazer algum tratamento de beleza específico.

 

Convites

Pesquise modelos de convites e encomende 20% a mais (para os convidados de última hora). Providencie e envie o Save the Date, o pré-convite informal que avisa sobre a data, hora e local do casamento.

 

Chá de Cozinha

Inicie os preparativos para o chá de cozinha. Convide amigas para ajudá-la na execução. Faça a lista de convidadas e presentes.

 

Buffet

Contrate o serviço de buffet e defina o cardápio e as bebidas. Encomende o bolo e os docinhos.

 

Charming vintage book with handmade heart in which lie the ring.

Fonte: Freepik – Teksomolika.

 

5 – 4 meses

 

Lista de Convidados

Finalize a lista de convidados.

 

Convites

Comece a entregar os convites de casamento priorizando os convidados que moram em outras cidades.

 

Vestido de Noiva

Faça a primeira prova do vestido.

 

Alianças

Seu noivo irá comprar as alianças, não é mesmo? Então, que tal lembrá-lo?

 

Roupas

Converse com os padrinhos e madrinhas sobre as roupas a serem usadas no dia do casamento. Explique como será o estilo da cerimônia. Providencie as roupas dos pajens.

 

morning bride 

Fonte: Freepik – Stock-world-on.

 

3 meses

 

Dia da Noiva

Marque o dia da noiva e agende os testes de cabelo e maquiagem. Pesquise na Internet fotos de cabelos e maquiagens que mais lhe agradam. Mostre-as ao cabeleireiro e maquiador e explique como será o seu vestido e o estilo do casamento.

 

Presentes

Defina a lista de presentes. Coloque presentes de diferentes faixas de preços e deixe a lista, no mínimo, em duas lojas. Você pode, também, criar um site para o seu casamento e deixar sua lista de presentes disponível neste local. Assim, os convidados podem fazer consultas on-line de maneira prática.

 

Lembrancinhas

Com base na lista de convidados, encomende as lembrancinhas e os bem-casados.

 

Documentos

Providencie os documentos necessários para a realização do casamento civil e religioso.

 

Carro

Decida como será a sua chegada à igreja. Contrate o carro ou combine com quem irá levá-la – pai, irmão, amigo mais próximo.

 

wedding shoes

Fonte: Freepik – Stock-world-on.

 

2 meses

 

Noite de Núpcias

Decida o local da noite de núpcias. Se for em um hotel, por exemplo, lembre-se de fazer a reserva.

 

Bebidas

Compre as bebidas alcoólicas que não estão inclusas no serviço de buffet. Prepare uma lista e não deixe de fazer orçamentos em diferentes locais.

 

Alianças e Acessórios

Você usará as alianças do noivado? Então, lembre-se de levá-las para polir. Todos os acessórios da noiva foram comprados – sapatos, lingerie, meia calça?

 

Chá de Cozinha

Faça o chá de cozinha e… divirta-se muito!

 

Vestido

Faça a última prova do vestido e se, necessário, os últimos testes de cabelo e maquiagem.

 

Música

Defina a lista de músicas que você gostaria que tocasse na festa. Seja eclética e escolha diferentes ritmos e estilos que façam as pessoas dançarem do início da festa ao amanhecer do outro dia!

 

Curso de Noivos

Faça o curso de noivos exigido pela igreja católica.

 

Enxoval

Compre os últimos itens do enxoval.

 

wedding flowers

Fonte: Freepik – Stock-world-on.

 

1 mês

 

Serviços

Confirme todos os serviços contratados e repasse os últimos detalhes com os fornecedores – buffet, fotógrafos, músicos, decoradores, entrega das lembrancinhas.

 

RSVP

Verifique as confirmações de presença. O RSVP é a abreviatura de “Répondez S’il Vous Plaît”, expressão francesa que significa “Responda por favor”. Em um site de casamento, as confirmações são realizadas de maneira muito mais prática e rápida!

 

Ensaio

Faça um ensaio com o noivo, pais, padrinhos, damas e pajens.

 

Beleza

Faça uma limpeza de pele. Agende depilação e sobrancelha para cerca de uma semana antes do casamento. Se você tem pés muito delicados convém usar os sapatos do casamento para amaciá-los.

 

Lua de Mel

Confirme as reservas do hotel, os documentos da viagem (caso a viagem seja internacional) e faça as malas da lua de mel.

 

Roupas

Verifique se está tudo correto com as roupas das damas e pajens.

 

Noite de Núpcias

Deixe tudo pronto para a noite de núpcias. Faça uma mala pequena com seus pertences.

 

Young happy couple walking in a beautiful beach30

Fonte: Freepik – Javi_indy.

 

1 semana

 

Nos dias que antecedem o casamento, faça depilação e sobrancelha. Pegue seu vestido e a roupa do seu noivo.

 

Evite qualquer tipo de compromisso na véspera do casamento. Tente descansar o corpo e a mente.

 

No grande dia, durma o quanto puder. Priorize refeições mais leves e evite bebidas alcoólicas. Curta o seu casamento porque, simplesmente, você e o seu noivo merecem ser felizes!

 

 

Agora que você já viu o cronograma mês a mês para noivas que tal receber uma ajudinha extra?

Acesse o site Nós Vamos Casar e crie seu site de casamento. É fácil, rápido e… grátis!

 

 

Fonte:

Guia de casamento – Agenda da noiva

Hannah Lopes – Cronograma da noiva: mês a mês

Coisas de Noivas – Cronograma do casamento

 

Fonte Imagens:

Freepik – Stock-world-on – Cerimônia

Freepik – Teksomolika – Igreja

Freepik – V. Ivash – Prova do Vestido

Freepik – Freestockcenter – Buquê

Freepik – Teksomolika – Alianças

Freepik – Stock-world-on – Cabelo

Freepik – Stock-world-on – Sapatos

Freepik – Stock-world-on – Casamento

Freepik – Javi_indy – Lua de Mel


Compartilhe nas redes sociais
Nós Vamos Casar

Blog com dicas, entrevistas e inspirações para o seu grande dia.





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem CAPTCHA

*