Local ideal para celebrar o seu casamento

Casamento

Saiba como escolher o local ideal para celebrar o seu casamento de acordo com o número de convidados, horário e estilo da cerimônia.

 

Fonte: Freepik – Danmir12.

 

A escolha do local onde será celebrado o seu casamento é uma das decisões mais importantes a serem tomadas já no início dos preparativos. A partir do local escolhido muitos outros itens podem ser vistos e decididos como, por exemplo, a decoração e o buffet.

 

Muitos locais podem servir de palco para o tão sonhado dia e, basicamente, a escolha deve combinar com a personalidade dos noivos ou com o que o casal sonha em termos de cerimônia.

 

O cenário paradisíaco de uma praia, o campo, o amplo e elegante salão de festas ou a pequena e histórica casa da família podem servir como lugares ideais para que o casamento seja realizado em grande estilo.

 

Para que a escolha do local seja mais fácil e assertiva, os noivos devem levar em conta o número de convidados, o horário e o estilo da cerimônia.

 

Número de convidados

A escolha do local deve ser coerente com o número de convidados. Desta forma, evita-se que o espaço pareça vazio ou, ainda, fique cheio demais a ponto de prejudicar a circulação das pessoas.

 

Um casamento com um grande número de convidados, por exemplo, exige que o local seja grande o suficiente para acolhê-los com total conforto. Por outro lado, se o casamento pretende ser mais intimista e, portanto, com um número reduzido de pessoas, a histórica casa da família – antiga e charmosa – pode ser o lugar ideal para recebê-las de maneira aconchegante.

 

É importante lembrar que o espaço deve comportar, de forma confortável, as mesas e cadeiras dos convidados e, também, pista de dança, palco, mesas de docinhos e café, pontos de buffet, lounge e itens da decoração – armários, mesas e aparadores. O local deve permitir, ainda, que os garçons e fotógrafos, e outros profissionais envolvidos, executem seu trabalho com agilidade.

 

Horário

Casamentos ao ar livre são perfeitos para dias ensolarados e cheios de energia. Na praia ou no campo – fazenda, chácara, sítio, pousada –, os casamentos de dia aproveitam a luz natural do sol, valorizam a natureza e tendem a ser menos informais.

 

 

Casamento na praia.
Fonte: Ideia Substancial.

Casamento no campo.
Fonte: Inesquecível Casamento. 


Casamento na pousada.
Fonte: Vestida de Noiva. 

Casamento na vinícola.
Fonte: Inesquecível Casamento.

 

Clube, salão de festas, hotel e restaurante, por sua vez, são alternativas interessantes para cerimônias de casamento à noite que tendem, naturalmente, a ser mais clássicas e cheias de glamour.


Casamento no clube.
Fonte: Junior Vicente.

 

Estilo do casamento

O estilo do casamento influencia diretamente na escolha do local e na maneira como a decoração e os convidados serão recepcionados. Se os noivos são cheios de energia e têm uma personalidade mais descontraída, vale a pena apostar neste estilo e fazer um casamento em um local menos informal, como na praia, no campo ou em outro local acolhedor, que fuja dos tradicionais salões de festa.

Casamento descontraído na praia.
Fonte: Constance Zahn.

 

Locais que sejam, reconhecidamente, mais formais – salões e restaurantes clássicos, por exemplo – são mais apropriados para casais que sempre sonharem com o glamour e todos os detalhes de uma cerimônia tradicional.

 

Detalhes essenciais

Além do número de convidados, do horário e do estilo do casamento, é imprescindível que os noivos verifiquem a equipe de trabalho própria e se os serviços prestados por estes profissionais já estão inclusos no valor do local, o horário para montagem e desmontagem das mesas, decoração, palco, etc., e a qualidade da iluminação e climatização do local.

 

É importante observar, também, o mobiliário disponível – mesas, cadeiras, aparadores, sofás –, espaço externo bem cuidado – calçadas e jardins – número de banheiros e se há fraldários, capacidade do estacionamento, sala de apoio para guardar materiais e atender os profissionais que irão trabalhar no casamento e acesso adequado para pessoas portadoras de necessidades especiais.

 

Valor cobrado/Taxas adicionais

Por fim, atenção especial ao valor cobrado e a todos os itens constantes e, principalmente, não constantes no contrato. O salão pode estar repleto de mesas e cadeiras, mas estas não estão inclusas no valor, devendo ser contratadas à parte. A capacidade do estacionamento pode ser suficiente, mas é preciso verificar a necessidade de contratar manobristas ou seguranças para agilizar a entrada e saída dos convidados.

 

Veja, ainda, as taxas adicionais relativas à quebra de louças, à locação do local após o horário estipulado, ao uso do ar condicionado e gerador próprio, entre outros.

 

Muitas perguntas, nenhuma dúvida!

A dica mais importante para escolher o local ideal para o seu casamento: perguntar! Não tenha receio em perguntar tudo que precisa saber. Tire todas as suas dúvidas, das mais simples às mais complexas.

 

Fonte: Freepik – Nuchylee.

 

Não suponha que tal serviço será prestado ou que não terá que pagar por algum item. Ao invés de supor, tenha certeza de todos os seus direitos e deveres. Perguntas – e respostas claras – evitam surpresas desagradáveis e contribuem para que o seu casamento seja um sucesso total, exatamente como você sempre sonhou!

 

 

Fonte:

Dicas de Mulher – Como encontrar o local perfeito para o seu casamento

Guia Saúde da Mulher – Roteiro para você escolher o local ideal para recepção da festa do seu casamento

Laurentia – Como escolher o local ideal para o casamento

 

Fonte Imagens:

Freepik – Danmir12

Ideia Substancial – Casamento na praia – Decoração

Inesquecível Casamento – Ideias criativas para casamento no campo

Vestida de Noiva – Casamento na Bahia | Camila + Bruno

Inesquecível Casamento – Destination wedding no Chile

Junior Vicente – Casamento – Vitor e Tainara – Clube de Campo – Tubarão SC

Constance Zahn – Casamento descontraído na praia

Freepik – Nuchylee


Compartilhe nas redes sociais
Nós Vamos Casar

Blog com dicas, entrevistas e inspirações para o seu grande dia.





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem CAPTCHA

*