Qual o melhor mês para casar?

Casamento Planejamento

Descubra qual o melhor mês para casar e marque com antecedência a data do seu casamento!

 

Fonte: M de Mulher.

 

A data do casamento pode levar em consideração algum significado especial, a estação do ano, os meses de maior ou menor demanda e, é claro, a preferência pessoal dos noivos.

 

O importante é que os noivos curtam a data escolhida e aproveitem ao máximo tudo que o “grande dia” possa oferecer. Ao casar em um dia de outono, que o céu azul límpido venha acompanhado de sol ameno e de brisa fresca, características típicas da estação. Se a data escolhida for igual ao dia e mês em que seus pais ou avós casaram, que estes possam se sentir honrados pela homenagem e ainda mais felizes em participarem deste momento tão especial.

 

Para facilitar a escolha da data do casamento, é interessante que os noivos fiquem por dentro de alguns parâmetros que possam ajudá-los a tomar a melhor decisão:

 

Significado especial

A escolha da data do casamento pode vir repleta de significado. Que tal escolher o mesmo dia e mês em que vocês se conheceram? Ou, talvez, casar no mesmo mês em que seus pais ou avós se uniram em matrimônio?

 

Motivos específicos podem fazer com que a data escolhida seja relembrada, a cada ano, com grande alegria e atribuir um significado adicional à data do seu casamento torna a ocasião ainda mais inesquecível.

 

Fonte: Weddings Spirit.

 

Maio: mês das noivas

No Brasil, um país com maioria católica, a preferência da escolha da data do casamento recai sobre o mês de Maio – mês das noivas, das mães e de Maria, mãe de Jesus. Na Europa, por sua vez, os casamentos acontecem também em Maio por ser em plena primavera, estação repleta de romantismo e beleza com o aparecimento de muitas flores inspirando uma vida nova.

 

Junho é o mês ideal para os casamentos na Inglaterra e, nos Estados Unidos, os noivos preferem casar o mais próximo do dia/mês dos namorados, isto é, 14 de fevereiro.

 

Estações do ano

Cada estação do ano traz consigo características particulares e um charme específico capaz de tornar a data do seu casamento uma ocasião mais que perfeita.

 

A estação do ano influencia nos trajes a serem usados durante a cerimônia – inclusive no vestido da noiva! –, no comportamento dos convidados, no horário da cerimônia, na decoração e, também, na escolha do buffet. O casamento realizado no outono e inverno vem acompanhado de elegância. Vestidos com casacos curtos, sobretudos, boleros, estolas, além de tecidos quentinhos – veludos e pelúcias – são ideais para aquecer o corpo.

 

Fonte: Strapless Bridesmaid Dresses.

 

Fonte: Le Novia.

 

O calor do verão e as flores da primavera pedem roupas mais leves, cheias de cores, com cortes mais ousados e tecidos esvoaçantes.

 

Fonte: Bridal Musings.

 

Fonte: Next Level Weddings.

 

Meses e dias da semana

Dezembro, Janeiro, Maio e Setembro são os meses mais tradicionais para casamento e, portanto, com valores mais altos em termos de aluguel de salão, decoração e demais preparativos. Por serem meses mais disputados, exigem reservas antecipadas, muitas vezes de até dois anos ou um ano e meio antes da data do casamento. Junho, Julho e Agosto, no entanto, são meses mais tranquilos. Os noivos pagam valores mais baixos em muitos itens e não é preciso muita correria para planejar e deixar tudo pronto.

 

Quanto aos dias da semana, sextas-feiras e sábados são os mais disputados e, por consequência, exigem reservas antecipadas. Vale lembrar que durante um ano – 365 dias –, os noivos dispõem de um pouco mais de 50 sextas-feiras e 50 sábados para marcar a data do seu casamento.

 

Recomendações

O bom senso é a medida ideal para que os noivos escolham uma data de casamento que seja acessível a maioria dos convidados. Um casamento, por exemplo, em pleno meio da semana pode dificultar a vinda de algumas pessoas devido aos compromissos do dia a dia, como trabalho e escola dos filhos. Por outro lado, ao marcar a data de casamento exatamente em um feriado nacional, lembre-se que alguns serviços no comércio estarão fechados – por exemplo, os salões de beleza.

 

A melhor dica para que os noivos tenham o mínimo de problemas com a data do casamento é escolher com antecedência. Antecedência, neste caso, implica em uma decisão a ser tomada, no mínimo, um ano antes da data efetiva do casamento. E uma vez feita a escolha desta data, os noivos já podem – devem! – reservar a igreja e o local do jantar e seguir com todos os preparativos!

 

 

Depois de escolher a data do “grande dia”, que tal agilizar a organização de tudo e criar um site do seu casamento? É fácil e gratuito!

 

 

Fonte:

Portal São Francisco – História do casamento

Casar é um barato – Como escolher a data perfeita para o seu casamento

Mundo Estranho – Por que maio é o mês das noivas?

 

Fonte Imagens:

M de Mulher – Contagem regressiva para o casamento

Weddings Spirit – How to make wedding perfect, if parents don’t like the groom

Strapless Bridesmaid Dresses – Chosse winter bridesmaid dresses

Le Novia – Winter wedding style details

Bridal Musings – 21 ideas for a spring wedding

Next Level Weddings – Summer wedding ideas


Compartilhe nas redes sociais
Nós Vamos Casar

Blog com dicas, entrevistas e inspirações para o seu grande dia.





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem CAPTCHA

*