Vestido curto no casamento: saiba o que diz a etiqueta

vestido curto no casamento saiba o que diz a etiqueta

Foi-se o tempo em que as noivas podiam apenas usar vestidos longos. Ainda que ele seja o queridinho da maioria quando se trata do visual perfeito para o grande dia, são poucas as cerimônias que realmente exigem trajes formais nos dias de hoje. No entanto, é preciso ficar atento a alguns fatores no momento de escolher o modelo do vestido curto ideal para não acabar estragando esse momento tão especial. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você não sair da etiqueta no dia do casamento.

EM QUAIS OCASIÕES USAR?

Como regra geral, o que deverá definir o modelo do vestido da noiva é o estilo do casamento. Se você é uma mulher clássica e planejou toda sua cerimônia de forma clássica, um vestido curto pode não fazer tanto sentido assim.

No entanto, isso não significa que a peça não possa ser utilizada em outras ocasiões relacionadas ao casamento. União civil, ensaios ou, até mesmo, na festa, o vestido curto é uma ótima pedida.

Já se você for uma noiva mais despojada, com uma cerimônia moderna e fora do padrão, um vestido curto é muito bem-vindo para se destacar. O modelo é indicado também para cerimônias que acontecem durante o dia ou que sejam menores e mais simples, com os mini weddings.

POSSO USAR UM VESTIDO CURTO NA IGREJA?

Igrejas, independentemente da religião, costumam ser bem rigorosas quando se trata de cerimônias matrimoniais. Não é qualquer música ou decoração, por exemplo, que podem ser utilizadas, e a mesma regra se aplica às vestimentas. Por isso, o melhor a fazer, caso realize a cerimônia religiosa, é não ousar. Aposte nos modelos tradicionais e longos, dessa forma, você não corre o risco de sofrer constrangimentos no dia mais importante da sua vida.

Mas, se você não quer abrir mão das pernas de fora, deixe o curto para a festa ou escolha um modelo com saia removível, assim, você realiza a cerimônia com a elegância necessária e ainda aproveita a festa de forma despojada e confortável.

PARA NÃO ERRAR

• NOIVAS

O dia é dela e, por isso, ela pode escolher o modelo que quiser! A noiva pode preferir apostar tanto nos modelos mais longos, quanto nos mais curtos. Uma dica nesse último caso é optar por modelos que tenham, no máximo, um palmo acima do joelho, para não acabar ficando exagerado e passar a imagem errada. Os mulets são uma ótima opção para os dias mais quentes; ele possui a cauda mais longa do que a parte frontal, mantendo a tradição, mas, inovando com estilo. O único ponto a ser considerado, como já citamos anteriormente, é o local, estilo e, principalmente, o horário da cerimônia, que precisam coincidir com esse modelo informal de vestido.

• MADRINHAS

As madrinhas não são meras convidadas, elas fazem parte da cerimônia e, por isso, a noiva costuma decidir o que elas vão vestir. A etiqueta, no entanto, indica que o visual seja sempre homogêneo: todas de longo ou todas com vestido curto. O mesmo vale para as cores; deixe de lado tons muito claros, para não tirar o foco da noiva.

Preste atenção ao local do casamento; se a cerimônia for à praia ou campo, no período da tarde, o indicado é que esses vestidos realmente sejam curtos, assim você evita sujar a peça e possibilita o conforto. Já as cerimônias noturnas, costumam pedir mais formalidade e, por isso, os modelos curtos já não são tão indicados, pois podem passar uma informação errada.

CONVIDADAS

Para não restar dúvidas, o indicado é que você confirme com a noiva qual será o estilo da cerimônia. Isso serve para qualquer dúvida relacionada ao casamento. No entanto, as convidadas têm um pouco mais de liberdade na hora de escolher o look, podendo optar por modelos curtos, mid, longos, com ou sem brilho e paetês. Atente-se apenas ao local e horário para não destoar dos demais e acabar chamando a atenção pelo motivo errado.

No final, o que importa é vestir o que te deixa confortável ou feliz, seja você a noiva, madrinha ou convidada e aproveitar cada momento desse dia tão especial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *